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Projetos

 

Projeto UP2B

Coordenação do Projeto UP2B - Boosting Up School Education Towards European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022); uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio do Ensino Escolar. O projeto pretende promover mecanismos facilitares da motivação escolar em contexto de sala de aula através do recurso a dispositivos pedagógicos sensíveis à Cidadania Europeia e às exigências do Mercado de Trabalho. A proposta assentou na realização de um diagnóstico de necessidades levado a efeito em projetos anteriores que permitiu identificar carências ao nível destas dimensões nas Escolas de alguns países da Europa. O Projeto propõe criar: (i) uma plataforma online de recursos pedagógicos a ser alimentada e utilizada por professores, assente na ideia de uma comunidade de prática alargada; (ii) um Manual que colocará em evidência a relação entre múltiplas disciplinas e matérias escolares e um conjunto de profissões, (iii) um pacote físico e (iv) um pacote digital de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui, como parceiros Portugueses, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, dando assim cobertura ao norte e sul do País. Noutros países Europeus são parceiros: o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, de Espanha, a Universidade de Çukurova, da Turquia, a Governo Regional de Çukurova, da Turquia, a Associação Know & Can, da Bulgária, a ONG BrainLog, da Dinamarca e a Escola Rigas Pardaugavas Pamatskola, da Letónia, dando cobertura ao Leste e Norte da Europa e ainda à região do Mediterrâneo, quer a Ocidente, quer a Oriente.

A máxima do projeto UP2B, retirada da Estratégia Europa2020, define-se da seguinte forma: (em citação direta e tradução livre do original em inglês): As Escolas não podem efetivamente trabalhar sozinhas. Precisam de se deslocar das ações isoladas e de curta duração para o envolvimento em iniciativas holísticas e sistémicas!"

    

                  

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Projeto Under Construction

Coordenação do Projeto Under Construction - Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0 (2018-2021), uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio da Formação Profissional. O projeto aborda as competências de profissionais e de formandos em sete domínios de Construção Civil e Indústria 4.0: Carpintaria, Alvenaria, Ladrilhagem, Marcenaria, Domótica, Design & Tecnologias e Impressão 3D. Baseia-se numa avaliação de necessidades da parceria, verificando como as tendências atuais do mercado de trabalho são moldadas pelo aumento da competitividade, exigindo, assim, atualizações rápidas e aumento das competências profissionais. Torna-se então necessário facilitar as condições para esse aprimoramento, principalmente em profissões "tradicionais", mas também em profissões emergentes e de rápida evolução.

O projeto propõe criar (i) guia relativo às competências de excelência nos 7 domínios visados; (ii) curricula de formação para cada um desses domínios; (iii) cursos e-learning de acesso aberto; (iv) roteiro de integração dos curricula em percursos formais de formação baseado nos resultados de pilotagem obtidos.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, Espanha, o Institut für Lern-Innovation - Friedrich-Alexander-Universitaet Erlangen Nuernberg, Alemanha, o Consorzio Materahub Indústria Cultural e Criativa, Itália, a empresa Merk, Países Baixos e o CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, Portugal.

    

                  

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Projeto NewLife

Desenvolvimento do projeto NewLife: Reshaping Life in a Generous Country (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação de Adultos.  Este projeto pretende promover a oferta de respostas educativas de qualidade alinhadas com as necessidades do seu público-alvo, em particular, mulheres refugiadas com baixas qualificações. Visa concorrer para o aumento da literacia e de competências, nomeadamente linguísticas e digitais, através de ações de educação informais e não-formais. Centra-se na aprendizagem de idiomas com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente através de curso de e-learning acessível em suportes diversos (computadores, tablet, smartphone). O Projeto NewLife é coordenado pela Direção Regional de Educação de Çukurova (Ministério da Educação) sedeada em Adana, na Turquia, uma região onde a presença de refugiados é, de momento, extremamente significativa. Para além da APLOAD - Avaliação e Planeamento Social, o Projeto reune ainda como parceiros as Instituições: Universidade de Çukurova, Turquia; Megider (Turquia), uma ONG com intervenção em Educação de Adultos; Dalya Ajans (Turquia), uma empresa que opera ao nível das tecnologias de informação e comunicação; DIAN (Grécia), uma empresa com forte experiência na promoção de e-learning; AcrossLimits Ltd (Malta), uma empresa formadora com forte experiência em Educação de Adultos e desenvolvimento de Projetos Europeus.  Para saber mais detalhes sobre este projeto não hesite em contactar-nos através do endereço de email apload@apload.pt ou consultar a página do Projecto aqui: www.newlife.eu

                  

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Projeto T-Box

Desenvolvimento do projeto T-Box (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação Escolar. Em Portugal, a APLOAD coopera com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, uma Instituição Escolar de referência no Concelho da Maia. A Parceria Europeia (10 Instituições ao todo) é constituída ainda por Escolas e outras Instituições de Espanha, Dinamarca, Polónia e Bulgária, estando a coordenação do projeto a cargo da Escola Secundária 119 "Academician Mihail Arnaudov" em colaboração com a Associação "Know and Can", ambas sedeadas em Sófia, Bulgária. O projeto é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ daquele País e tem a duração de 24 meses (Out/17 a Set/19). Prevê a criação de uma "caixa de ferramentas" para uso dos/as docentes de Ensino Escolar no sentido de os/as apoiar na motivação de alunos em contexto de sala de aula. A "caixa de ferramentas" terá versão física e versão digital através de recurso a uma aplicação para dispositivos móveis. Além de participar em todos os trabalhos de implementação do projeto, a equipa da APLOAD - Avaliação e Planeamento Social é ainda responsável pela coordenação dos trabalhos no contexto Português e pela monitorização e avaliação do projeto no seu todo (componentes nacional e internacional). Para saber mais detalhes sobre este projeto não hesite em contactar-nos através do endereço de email apload@apload.pt.

                  

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Projeto Free to Choose

Desenvolvimento do projeto Free to Choose (2017-2019), co-financiado pelo Programa Europeu Rights, Equality and Citizenship, DG - Justiça e Consumidores da Comissão Europeia. Este projeto pretende combater estereótipos de género junto de um público jovem e em momento de transição de vida: mudança de ciclo de estudos, mudança de estudos para emprego, entre outras. "Free to Choose" é um projeto constituído por 3 fases essenciais: num primeiro momento a parceria debruça-se sobre a pesquisa e investigação relativas à temática central do projeto, num segundo momento conceberá um jogo para ser utilizado com objetivos simultaneamente lúdicos e pedagógicos relativos ao combate aos estereótipos de género, e numa terceira fase a parceria estará dedicada à experimentação e pilotagem do jogo através da sua utilização em ambiente escolar e à formação de utilizadores (educadores, professores, tutores,…). Esta última fase é coordenada pela APLOAD - Avaliação e Planeamento Social. A parceria de desenvolvimento do projecto é constituída por 10 Instituições provenientes de 5 países: Cooperativa Social ITACA Onlus, ONG coordenadora (Itália), Regione Friuli Venezia Giulia (Governo Regional, Itália), Instituto di Ricerche Economiche e Sociali Friuli Venezia Giulia - IRES FVG (ONG, Itália), UNIMORE - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Universidade, Itália), Universitat de València (Universidade, Espanha), Opcionate (ONG, Espanha), MIGS - Mediterranean Institute of Gender Studies (ONG, Chipre), MCBIT (ONG, Eslovénia), Zavod Nefiks (ONG, Eslovénia) e APLOAD Lda (Portugal). Para saber mais detalhes sobre este projeto ou caso queira envolver a sua Escola ou entidade formadora, não hesite em contactar-nos através do endereço de email apload@apload.pt. Poderá ainda consultar a página do Projeto: freetochoose.eu

                  

 

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Projeto SupportAbility

Desenvolvimento do projeto 'SupportAbility - Supporting European SMEs in the Employment of People Living with Disability or with a History of Mental Illness: a Pilot Development in the Furniture Manufacturing Industries" (2016-2019). O projeto "SupportAbility" é co-financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação. É coordenado pela BFM - British Furniture Manufacturers Limited, uma associação comercial que representa os interesses das indústrias do madeira e do mobiliário, no Reino Unido, há mais de 65 anos. Integram a parceria as instituições Searchligther, do Reino Unido, Sinopspastik Çocuklar Dernegi, da Turquia, a Asociación Empresarial de Investigación Centro Tecnologico del Mueble y la Madera de la Regiuon de Murcia, de Espanha, a Asociación de Profesores de Formación Profesional en Madera y Mueble, de Espanha, e a APLOAD - Avaliação e Planeamento Social, de Portugal. O projeto incide sobre o estudo e apoio à manutenção de emprego de pessoas com deficiência em PMEs com particular enfoque nas empresas do setor da madeira e mobiliário. Desenvolve 5 produtos fundamentais: um relatório sobre o estado-das-artes da empregabilidade de pessoas com deficiência nos países envolvidos, um repositório de documentos de interesse sobre as temáticas em estudo, uma base de dados e guia online para acesso ao repositório, um curriculum formativo para formação de mentores de apoio à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, finalmente, um curso de e-Learning com recurso aquele curriculum. A responsabilidade e participação da APLOAD no projeto é transversal a todas estas dimensões, estando responsável pela coordenação do último produto, o curso de e-Learning. Para saber mais sobre este projeto, queira por favor enviar-nos as suas questões para o email apload@apload.pt e/ou consultar a página do projeto: www.supportability.eu/

                  

 

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Projeto Better e-Learning for All

Desenvolvimento do projeto 'Better e-Learning for All' (Better-E) (2015-2017). O projeto 'Better-e' é co-financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação. É coordenado pela Universidade de Çukurova, de Adana, Turquia, fazendo parte da Parceria a Universidade de Ferrara, Itália, a Universidade Firat, Turquia, as empresas DIAN, da Grécia, Searchlighter, do Reino Unido e a Organização Não-Governamental MEGIDER, da Turquia. Os parceiros portugueses são a Universidade do Minho e a APLOAD. O projeto tem como objetivo geral a promoção do ensino a distância via e-Learning pelas entidades formadoras que atuem junto de um público adulto e em situação de desfavorecimento de diversa ordem. Mais informação sobre este projeto pode encontrar-se em www.better-e.eu

                  

 

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Avaliação da EDL do GAL/TD

Avaliação da implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local do Grupo de Ação Local (GAL) Terras Dentro, ao abrigo do Subprograma 3 do PRODER 2007/2013. Mais informações poderão ser obtidas junto das páginas web da PRODER e da Terras Dentro.

 

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Projeto e-Portefolio

Desenvolvimento do projeto "e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates" (2013-2015). Trata-se de um Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. A coordenação do Projeto e-Portfolio está a cargo da Universidade de Çukurova, em Adana, na Turquia, país que reúne ainda no Projeto as Universidades de Firat e de Nigde e uma produtora multimédia; a Parceria é complementada por Entidades de Espanha, Hungria, Polónia e pela APLOAD, em Portugal. Tem enquadramento e co-financiamento no Sub-Programa Leonardo da Vinci, Programa Aprendizagem ao Longo da Vida. Informação adicional disponível em www.e-portfolioproject.eu.

                  

 

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Projeto Hands 4 Future

Monitorização e Avaliação do projeto "H4F - Hands 4 Future - Future Stands in Youth Hands", Programa Juventude em Ação (2014). Trata-se de um projeto de Cooperação para o Desenvolvimento no domínio da Juventude coordenado pela Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado (Alcáçovas, Portugal) em parceria com entidades da Bulgária (Sófia), do Brasil (Rio de Janeiro), de Cabo Verde (Mindelo, Ilha de S. Vicente) e de São Tomé e Príncipe (Água Grande), territórios onde a APLOAD desenvolve a sua investigação. É um Projeto de cariz formativo com fortes impactos esperados ao nível da formação de jovens, dinamização de comunidades vulneráveis e capacitação de pares no combate a várias formas de Pobreza nos 5 Países e 3 Continentes onde decorre.

                  

 

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